Prezados Moradores e Amigos,
Em 17/07/90, A AMASCO enviou um ofício à Procuradoria Geral da Justiça do RJ em que denunciou o crescimento da Comunidade de Vila Canoas.
Em 03/02/92 foi movida uma Ação Civil Pública junto ao MP para denunciar as construções irregulares em Vila Canoas.
Em 09/01/09, o Prefeito Eduardo Paes aprovou, em favor da Vila Canoas, o Decreto 30400 e aumentou para até 3 o número de andares tanto nas novas quanto já existentes.
A AMASCO estava convencida do risco de expansão trazido pelo Decreto porque, ao término das áreas verticais permitidas, seria impossível controlar a expansão horizontal.
Em 31/08/09, em reunião com o Prefeito, A AMASCO debateu os problemas criados por esse Decreto e apresentou as seguintes considerações:
- redução de 3 para 2 do número máximo de pavimentos;
- risco na integridade dos imóveis com mais de 2 andares e construídos de forma empírica sem orientação ou projeto estrutural.
- fornecimento de água era precário, irregular e clandestino, com sangrias na rede da Cedae e com riscos à preservação da mata.
- a construção de moradias sobre o leito do rio Canoas as colocava em risco além de poluir e impedir o escoamento do seu fluxo.
A comunidade cresceu na direção da estrada da Canoa, ocupou com lixo e materiais de construção boa parte da calçada de pedestres e colocou em risco o fluxo de pessoas e de veículos.
A partir dessa data, a AMASCO passou a denunciar, em diversas oportunidades, que o número de pavimentos de todas as construções deveria ser de, no máximo, dois.
Finalmente, em 11/04/11, o Decreto Municipal 33645 estabeleceu as normas de uso e ocupação do solo das Comunidades de Vila Canoas e Pedra Bonita, e revogou o Decreto 30400.
Esse Decreto vedou novas construções e ofereceu a oportunidade da legalização dos imóveis de até dois andares.
Atualmente Vila Canoas possui casas de três pavimentos sem qualquer fiscalização da Prefeitura.
A AMASCO mais uma vez levará ao conhecimento das autoridades o crescimento da Vila Canoas que, além de continuar poluindo e assoreando o rio, com risco de vida para os próprios moradores, está se expandindo para área da floresta em direção ao Gávea Golf.
Instagram: https://www.instagram.com/p/CaRqpAkud7N/?utm_medium=copy_link
Facebook: https://www.facebook.com/636207953074779/posts/5654711191224405/?d=n