Desde 2019, quando os alagamentos decorrentes das chuvas de verão deixaram profundas marcas e prejuízos aos moradores do Bairro, a AMASCO vem fazendo um longo trabalho junto às autoridades competentes e ao Ministério Público do Estado do RJ (MPRJ), para solucionar a problemática de Galeria de Cintura.
A incompatibilidade do projeto com a topografia de São Conrado; a reunião de quatro bacias hidrográficas em uma única galeria; e a consequente existência de um único extravasor ao nível da linha d’água, não só provocaram os alagamentos que causaram sérios danos materiais e morais aos moradores atingidos, como também causaram o afundamento da ciclovia no trecho do gramado próximo à Associação de Vôo Livre, abrindo crateras na orla. Tudo isso fez com que a AMASCO encomendasse laudo técnico à COOPETEC (cujos honorários foram cotizados pelos moradores da orla), apresentado às autoridades competentes, por meio de ofícios, petições e reuniões presenciais (documentação à disposição na sede da Amasco ).
O nosso objetivo sempre foi a resolução definitiva do problema e, com a intermediação do MPRJ, finalmente começamos a ver ações efetivas por parte da Prefeitura e Rio-Águas.
Podemos destacar: a instalação de super ralos em diversos locais; e a reabertura da galeria da Rua Martagão Gesteira (antes fechada), a qual irá funcionar como extravasor. O projeto ainda contempla a instalação de barreiras(“traffic calming”), para ajudar a conter o volume d’água que desce pelas Estradas do Joá e das Canoas.
A AMASCO reafirma o seu compromisso com o Bairro e o nosso corpo técnico reitera a necessidade da reabertura das antigas galerias fechadas para funcionarem como extravasores apenas nos dias de chuvas intensas.
Agradecemos ainda o empenho da Prefeitura, em especial da Fundação Rio-Águas, na pessoa de seu Presidente Wanderson José dos Santos, agradecimento extensivo aos engenheiros envolvidos, sempre abertos à colaboração dos moradores da região.
Juntos, vamos ajudar a trazer paz e segurança aos moradores e comerciantes do entorno do Largo de São Conrado em dias de chuva forte.
@prefeitura_rio @fundacaorioaguas
https://www.instagram.com/p/CoNdBPbuGxu/?igshid=MDJmNzVkMjY=