Prezados Moradores e Amigos,

 

A AMASCO, há décadas, vem contribuindo para a realização de obras na Estação Elevatória de Esgoto da Cedae, como mostra esse texto, publicado no nosso Informe São Conrado, em 2005:

 

O que antes parecia ser um sonho impossível finalmente se tornou realidade: a língua negra em frente ao Hotel Nacional que manchava um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro foi eliminada após a conclusão das obras de saneamento da praia de São Conrado. Para acabar com a língua negra, resultado de esgoto “in natura” que descia da Rocinha, foram consumidos mais de três anos de obras. O projeto executado inclui uma estação de tratamento de esgoto (que está localizada na Avenida Niemeyer, 740 ao lado estacionamento do Supermarket), um túnel de 330 metros de comprimento sob avenida Niemeyer e a ligação por dutos da saída de esgoto tratado do canal da Aquarela do Brasil ao túnel escavado na rocha. Com a conclusão das obras no dia 1º de junho de 2005, somente esgoto tratado é despejada no mar a cerca de 330 m da praia.

 

O esforço da AMASCO para conseguir eliminar a língua negra começou no ano de 1990. De lá para cá, a Associação esbarrou em diversos entraves burocráticos dos poderes públicos e protestos de moradores e frequentadores da praia de São Conrado, mal informados sobre a qualidade do projeto e até sobre problemas com a empresa construtora que atrasaram o andamento das obras. Essas idas e vindas provocaram diversas reuniões da AMASCO e seus engenheiros colaboradores (todos moradores do bairro) com a SERLA, com a Secretaria estadual de Meio Ambiente, com a empresa construtora e com o Ministério Público RJ. Ao longo desses anos, coube à Associação uma vigilância constante e uma atuação ativa sobre todos os agentes relevantes buscando o reinício das obras e fiscalizando seu andamento até a conclusão definitiva. Em todo o processo foi de fundamental importância a participação firme e dedicada do MP RJ que soube ouvir o clamor da AMASCO e de moradores de São Conrado.

 

https://www.facebook.com/636207953074779/posts/4609218702440331/

 

 

Atenciosamente,

 

José Britz

Presidente