Desde o lançamento do seu edital de licitação, em 1998, a linha 4 do @metro_rio foi objeto de diversas indefinições e paralisações.
Em 2010, o projeto da Estação São Conrado da linha 4 previa somente dois acessos: o principal, no final da Avenida Niemeyer, em frente à Igreja Universal da Rocinha (atual Acesso A), e um outro na Estrada da Gávea, em frente ao antigo supermercado Extra (atual Acesso C).
O início da escavação do túnel em São Conrado coincidiu com a demolição das instalações da concessionária Itavema para dar lugar a um condomínio de apartamentos, em terreno situado na esquina da estrada da Gávea com a Avenida Aquarela do Brasil.
O exame desse imóvel indicou aos diretores da AMASCO como sendo a oportunidade para ali instalar um acesso adicional ao Metrô para atender os moradores daquele entorno.
A materialização do Acesso B na avenida Aquarela do Brasil só tornou-se possível pela ocorrência simultânea de três fatores que viabilizaram essa ideia a qual, de início, aparentava ser algo inalcançável.
São Conrado pôde ser contemplado com esse acesso adicional porque: a) o projeto executivo e o orçamento final da linha 4 do Metrô só foram definidos algum tempo após o início das escavações dos túneis em São Conrado e na Barra; b) era excelente o relacionamento mantido pela Diretoria da AMASCO com todos os principais entes envolvidos na obra: a contratada Concessionária Rio Barra (do consórcio Construtor Rio Barra CCBT) e a contratante Rio Trilhos, subordinada à Secretaria Estadual de Transportes; c) não foi necessário um processo judicial para desapropriar o terreno que atrasaria a obra.
Depois de árduos entendimentos com as entidades envolvidas, a centelha que disparou o processo foi dada pela correspondência da Diretoria da Amasco, em 20/10/2010, enviada ao presidente da Concessionária Rio Barra.
A Estação de São Conrado foi inaugurada julho de 2016. Hoje, o Acesso B do Metrô atende a uma expressiva parcela dos moradores de São Conrado e também, potencialmente, aos frequentadores do @hotelnacionalrio.
https://www.facebook.com/636207953074779/posts/4671074592921408/?d=n
Atenciosamente,
José Britz
Presidente