Foram três anos de lutas para acabar com o Terminal de Ônibus da Aquarela do Brasil, removido para a Av. Niemeyer e, depois, deslocado para a Amandino de Carvalho. Foi uma vitória, mas não total.
Em 2013, sem consulta aos moradores afetados, de forma arbitrária e inesperada, a Prefeitura implantou um terminal de ônibus da av. Aquarela do Brasil. Esse fato ocorreu devido à desativação da garagem de ônibus existente na Rocinha, quando ali foi implantada uma UPA.
O boulevard foi degradado pela poluição visual, fumaça, abrigos para o controle do tráfego e para instalações sanitárias e vendedores ambulantes.
A AMASCO moveu uma ação judicial contra a Prefeitura (Processo nº 0337335-21.2013.8.19.0001 de 2013). As duas perícias apresentadas ao Juiz concluíram pela retirada da rodoviária da Aquarela do Brasil e deram razão aos argumentos da AMASCO.
A Prefeitura “transferiu” o problema para a av. Niemeyer, logo após o Hotel Nacional, diante da garagem de um edifício, em uma via de trânsito intenso, afunilada pelo estacionamento irregular.
A AMASCO contestou essa decisão e encaminhou mensagens ao Prefeito, à Secretaria Municipal de Transportes, à CET-Rio e à Subprefeitura da Zona Sul, em uma nova batalha contra esse absurdo.
Os entendimentos da AMASCO e dos moradores da Avenida Niemeyer com o Secretário Municipal de Transporte e com os representantes das empresas de ônibus resultou com que o terminal de ônibus fosse finalmente transferido para a rua Eng. Amandino de Carvalho, junto à avenida da praia.
A CET Rio elaborou o projeto para a construção das baias parcialmente recuadas sobre a calçada e destinadas a 4 veículos das linhas 538 e 539, e a Viação Amigos Unidos custeou as obras civis.
A prefeitura afirma não dispor de outro local para que esse terminal saia definitivamente de São Conrado. Acreditamos que, com o Metrô, essas linhas de ônibus tendam a ficar subutilizadas e extintas posteriormente.
As empresas de ônibus assumiram o compromisso de manter aquele terminal limpo e em ordem enquanto a Secretaria Municipal de Transportes exerceria a fiscalização. Continuamos com as tratativas junto a essa Secretaria para a retirada definitiva desse terminal de ônibus.
Clique no link para ver as fotos: https://www.facebook.com/636207953074779/posts/4690956990933168/?d=n
Atenciosamente,
José Britz
Presidente