Prezados Moradores e Amigos,

 

Em 2012, seguindo uma série de ações da AMASCO para melhorias de mobilidade interna do nosso bairro, foram realizadas várias reuniões com a presidência da CET-RIO e, em uma dessas reuniões, ficou acordado que o retorno da Niemeyer em frente à Lagoinha, que já estava concluído (a construção desse retorno foi solicitada pela AMASCO no ano de 2011), seria inaugurado no dia 16/5. A CET-RIO também implantou placas para limitar passagem de veículos de até duas toneladas (assim, tecnicamente, seria passagem proibida para Vans).

 

Em 2015, devido ao inicio das obras de restauração do Hotel Nacional, a passagem de veículos sob o prédio foi fechada, fato que já esperávamos que ocorreria.

 

No entanto, essa passagem foi fechada sem nenhum planejamento de trânsito que oferecesse opções aos que se destinam e passam pelo bairro.

Chegou ao conhecimento da AMASCO que essa ação estava sendo estudada há meses, tanto pela CET-Rio quanto pela construtora responsável pela obra, porém sem que a Associação fosse inteirada.

 

O pior de tudo é que nenhum plano de contingência foi executado, e o fechamento foi autorizado pela Prefeitura, sem um mínimo de planejamento e sem aviso prévio à população.

 

A Amasco recebeu e-mail da CET-Rio, emitido numa sexta-feira, dia 13 de novembro de 2015, às 18h05, após o encerramento do expediente, comunicando que o fechamento ocorreria na manhã seguinte, dia 14.

 

Na segunda-feira, dia 16, já com o caos e congestionamento criados na Avenida Niemeyer, a Amasco voltou a estudar seu projeto de alternativas de mobilidade interna no bairro que já havia sido apresentado à Prefeitura. Esse projeto visava a algumas soluções que amenizasse os problemas causados pelo fechamento dessa passagem, vital para o escoamento de trânsito do bairro.

 

Em razão dos inúmeros e-mails recebidos pela AMASCO, nossa diretoria reuniu-se com técnicos da CET-Rio, e sugeriu a reabertura do retorno ao fim da Avenida Niemeyer para a Avenida Aquarela do Brasil, o qual havia sido fechado para a construção de um acesso à estação do metrô. Também foram sugeridas outras possíveis soluções, sendo algumas implantadas imediatamente pela prefeitura.

 

#amasco #saoconrado #amigosdesaoconrado

 

https://www.facebook.com/636207953074779/posts/4779820092046857/?d=n

 

Atenciosamente,

 

José Britz

Presidente