Prezados Moradores e Amigos,
No dia 28 de maio de 2019, a Av. Niemeyer foi interditada ao trânsito, após fortes chuvas que ocasionaram deslizamentos da encosta em vários trechos. Apesar da necessidade da interdição para segurança dos cidadãos que acessam a via, seu fechamento por nove meses trouxe enorme transtorno para os moradores e para a cidade em geral.
Desde então, a AMASCO atuou para garantir a segurança e reabertura da via. Além de pressionar a Prefeitura por informações, prazos e ações efetivas, a AMASCO, na figura de seu presidente, José Britz, também marcou presença nos principais veículos de comunicação da cidade, com o objetivo de dar visibilidade ao caso e pressionar as autoridades para solucionar o problema. Finalmente, após grande esforço, inclusive com manifestação de moradores, com o apoio da AMASCO e da Associação de Hotéis, a via foi reaberta em 07 de março de 2020.
Além disso, a AMASCO requereu e foi aceita como Amicus Curiae do Juízo na Ação Civil Pública movida pelo MPRJ contra o Município, onde vem se manifestando sempre que necessário para levar ao conhecimento dos Magistrados fatos e argumentos que possam auxiliar no julgamento da causa.
Recentemente, a AMASCO juntou aos autos fotos das novas invasões que estão ocorrendo na encosta da Av. Niemeyer (expansão da Comunidade do Vidigal), comprovando a falta de fiscalização por parte do Município, e solicitou urgência na realização de perícia complementar sobre as obras realizadas, que será acompanhada por nosso assistente técnico.
Igualmente, a AMASCO está denunciando ao MPRJ novas invasões não vistoriadas por ocasião da perícia judicial, que estão ocorrendo atrás do condomínio Ladeira das Yucas, e cujas construções irregulares são responsáveis pelos pontos de deslizamento entre o Yucas e o Hotel Nacional, já que os órgãos públicos se recusam a cumprir mandados de demolição dessas construções expedidos há mais de um ano.
A encosta da Av. Niemeyer precisa ser preservada não só por sua beleza e importância ambiental, mas também para a segurança dos moradores e de todos aqueles que trafegam na via. A AMASCO continuará nesta luta.
https://www.facebook.com/636207953074779/posts/4900449436650588/?d=n
https://www.instagram.com/p/CRRR-mElK4r/?utm_medium=copy_link