Prezados Moradores e Amigos,

O programa “Sena Limpa” implantou na orla de São Conrado duas galerias de cintura. O objetivo principal dessa obra, que custou aos cofres públicos R$ 45 milhões, foi eliminar as línguas negras e os constantes alagamentos em São Conrado com a substituição das antigas galerias.

Em laudo realizado pela COPPETEC ficou constatado que a construção da “Galeria de Cintura de São Conrado tramo Canoas”, segunda fase do projeto Sena Limpa, não só contém erro no projeto, considerando a topografia do bairro, como foi executada com diversas falhas.

Em 2016, poucos meses depois do término das obras, parte da estrutura cedeu. Após as fortes chuvas de 2017, vários trechos da orla e da autoestrada Lagoa Barra foram destruídos e enormes crateras apareceram. Os moradores se reuniram em rateio e, com a liderança da AMASCO, contrataram um laudo de perito especializado da COPPETEC.

Com base nesse parecer, várias solicitações para correção da obra foram feitas junto à Fundação Rio Águas que optou por negar os erros cometidos, e levou a Amasco a denunciar a situação ao Ministério Público.

Em 2019, houve muitos danos decorrentes ao mal funcionamento na galeria de cintura e das fortes chuvas. Esses acontecimentos trouxeram grande prejuízos morais e materiais aos moradores.

A Denúncia junto ao MPRJ foi feita em dezembro de 2018. Entretanto, muito antes a AMASCO já havia se reunido por diversas vezes com a Diretoria e o Corpo Técnico da Fundação Rio Águas para apontar os erros e tentar que fossem corrigidos voluntariamente.

Após a Denúncia, a AMASCO esteve em inúmeras reuniões com os diversos players convocados pelo MPRJ, na tentativa de que o Município firmasse um Termo de Ajuste de Conduta. Os órgãos públicos recusaram a assumir sua responsabilidade, deixando os moradores sob constante risco, o que levou o MPRJ, a pedido da AMASCO, a abrir inquérito civil para apurar as responsabilidades dos agentes públicos.

A AMASCO entrou com pedido de Assistência na Ação Civil Pública movida pelo MPRJ, que entrará em fase pericial, e vem tentando junto ao Juiz da causa uma liminar para que medidas emergências sejam tomadas para evitar que novos alagamentos aconteçam.

https://www.facebook.com/636207953074779/posts/4880228305339368/?d=n
https://www.instagram.com/p/CQ_TdvulBOp/?utm_medium=copy_link

Atenciosamente,

José Britz
Presidente