Prezados Moradores e Amigos,
Desde que a quadra do “Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha” passou a ser alugada para festas com grande números de pessoas, a AMASCO observou que os sistemas de proteção acústica e prevenção de incêndios não estavam adequados, alertando aos responsáveis pela administração do local, além dos organizadores e patrocinadores dos eventos, artistas e personalidades do bairro que frequentavam as festas, não só sobre a perturbação do sossego dos moradores próximos, mas principalmente sobre os riscos de uma tragédia como a ocorrida na Boate Kiss.
Da mesma forma, denunciou às autoridades sobre tais problemas e dos riscos iminentes com a realização de eventos no local com uma lotação superior à prevista no projeto. Na época, o @corpodebombeiros_rj autorizou o funcionamento para eventos com lotação de 1.740 pessoas, enquanto que a planta baixa do prédio previa somente 700 pessoas. Em 30/09/2013, a Amasco solicitou esclarecimentos aos Bombeiros, e reiterou esse pedido por meio de notificação extrajudicial em 23/12/2013.
A AMASCO sempre atuou para que a Escola de Samba pudesse se adequar às normas legais e necessárias para o funcionamento seguro de uma instituição que se propõe a oferecer lazer, alegria e descontração para uma grande massa de pessoas.
Durante esse período de trabalho proativo, a AMASCO buscou contribuir para que a Escola implantasse um Sistema de Isolamento Acústico, nos moldes dos adotados pelas agremiações da Ilha do Governador e de Vila Isabel.
Mesmo aqueles que não moram no entorno da quadra da Acadêmicos da Rocinha, certamente puderam perceber os transtornos causados aos moradores de São Conrado e da Rocinha, com o barulho e a baderna que imperavam durante os shows e festas ali realizados, principalmente os que perduravam até o amanhecer do dia seguinte.
Diante das denúncias, iniciativas e mediações da AMASCO, foi feito um projeto de prevenção contra incêndio, diminuindo sobremaneira os riscos de uma tragédia. A luta para acabar com a desordem no entorno do local e o barulho dos dias festas ainda persiste.
https://www.facebook.com/636207953074779/posts/4941931712502360/?d=n
https://www.instagram.com/p/CR1GsWVlUOF/?utm_medium=copy_link
Atenciosamente,
José Britz
Presidente