Prezados Moradores e Amigos,
Uma das principais demandas dos moradores do nosso Bairro é a crescente quantidade de pessoas em situação de rua.
Um decreto municipal determina que é necessária a concordância prévia dos moradores de rua para eles sejam acolhidos nos abrigos. Por essa razão se faz necessário um trabalho prévio de convencimento para que a pessoa aceite seu acolhimento e seja levada a um abrigo. Sem falar que algumas dessas pessoas convivem com seus pets, o que torna ainda mais crítica a necessidade de acolhimento.
Há diversos órgãos assistenciais que mantêm permanentes esforços para o acolhimento dessas pessoas: a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; o grupo “Liderança da Zona Sul”, criado pelo governo do Estado e comandado pelo Coronel Mariano; além da @comlurbcomunica e da @seop.rio.
Dentre os locais do Bairro que já se tornaram pontos de referência para essas pessoas destacam-se a rua General Olímpio Mourão Filho; o lado par da estrada da Gávea, próximo ao Acesso C do Metrô; sob a ciclovia no final da praia do Pepino; no ponto do ônibus da rua Amandino de Carvalho, dentre outros.
A AMASCO tem mantido contato com todos esses órgãos citados para que, na medida do possível, seja realizado o acolhimento dessas pessoas.
Estamos e continuaremos empenhados nessa demanda a qual, além de ser muito importante para nosso bairro é, principalmente, uma ação de solidariedade humana.