Prezados Moradores e Amigos,

Os dois retornos em U para os veículos procedentes da Barra da Tijuca pela autoestrada apresentam elevado risco de acidentes.

O mais perigoso é o segundo retorno, próximo do final do Country Club, distante cerca de 100 metros de um sensor, cujo limite de velocidade é de 80 km/h.

Depois de contornar esse retorno, os veículos com destino ou ao posto de combustíveis, ou à rua Emb. Gabriel Landa, ou ao supermercado, ou mesmo à paróquia São Conrado, sujeitam-se a elevados riscos para cruzar as quatro faixas de rolamento da autoestrada naquele trecho.

Se faz necessário mitigar esses riscos, além de se manter controle mais rígido sobre a velocidade ali desenvolvida.

Uma alternativa seria avançar o segundo retorno cerca de 150 metros no sentido da Gávea. Em consequência, no sentido Barra, seria antecipado dessa mesma distância o deslocamento da autoestrada à direita, sobre o atual leito da pista lateral da estrada da Gávea. Após o portão de acesso do clube de golfe a pista lateral da estrada da Gávea começaria a ser afunilada e o nível do seu piso seria paulatinamente elevado para concordar com o nível da autoestrada.

Com essa solução, após retornar, os veículos terão uma distância maior para ganhar velocidade e cruzar as pistas. Em consequência, os riscos de acidentes serão diminuídos, ainda que não totalmente eliminados.

Esta alternativa tem a vantagem de ter um custo bem menor e tornar desnecessária a construção de um terceiro e novo retorno em U mais adiante, passando sob a autoestrada, na altura do início do clube de golfe, projeto que teve uma boa acolhida quando foi apresentado ao prefeito em sua gestão anterior.

Há anos, a AMASCO busca uma solução para o problema e continua na luta!

https://www.instagram.com/p/CWnlVrvr8A9/?utm_medium=share_sheet

https://www.facebook.com/636207953074779/posts/5320660564629471/?d=n