Prezados Moradores e Amigos,

O Fórum Técnico de Urbanização da Rocinha surgiu em maio de 2004 por iniciativa da AMASCO, após os tristes eventos que marcaram São Conrado e a Rocinha.

Os tiroteios ocorridos na época geraram muita preocupação e angústia à comunidade de São Conrado, e motivaram a criação deste fórum técnico.
O Fórum baseou-se na ideia central de união de todas as comunidades afetadas por esse triste evento e teve como principal objetivo a elaboração de um plano de urbanização para a Rocinha que contemplasse moradias de boa qualidade com vias de acesso adequadas, além de promover formação cultural e técnica profissional para os moradores, criando oportunidades de trabalho na própria comunidade, tornando-a o mais autossustentável possível.

O projeto pretendia, ainda, ser capaz desenvolver e difundir uma consciência ecológica em relação às matas de seu entorno, obtendo assim um maior envolvimento das comunidades na sua preservação.

Para conseguir essas transformações, a AMASCO se uniu a diversas associações de moradores, como a UPMMR – União Pró-melhoramentos da Rocinha, e às associações Laboriaux e do bairro Barcelos também da R. Também foram pareceiras a associações do Leblon, do Alto Gávea, da Gávea, além da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. Foram convidados a participar do projeto o IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, a ADEMI – Associação das Empresas do Mercado Imobiliário, a PUC – Pontifícia Universidade Católica, a Associação Comercial do Rio de Janeiro, o Clube de Engenharia e a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa. Além disso, o Fórum contou com o apoio fundamental de empresários de São Conrado: o hotel Intercontinental, a Villa Riso e a Golf Invest.

A primeira reunião geral do Fórum ocorreu no dia 5 de maio 2004, ocasião em que foram criados quatro grupos de trabalho.

O plano desenvolvido pelo Forum resultou de entendimentos sobre o ordenamento racional de espaços e serviços na área ocupada pelos moradores da Rocinha, de forma a melhorar a qualidade de vida no bairro.

O Fórum Técnico de Urbanização da Rocinha serviu de embasamento para a concorrência feita pelo IAB para escolha da empresa de arquitetura que viria a desenvolver o PAC1.

https://www.instagram.com/p/CXd7Cncu3RN/?utm_medium=share_sheet

https://www.facebook.com/636207953074779/posts/5392901404072053/?d=n