Prezados Moradores e amigos,
A AMASCO vem por meio deste comunicado esclarecer que no ano de 2015 o “Bloco da Favorita” realizou seu ultimo desfile em nosso bairro. O shopping Fashion Mall se transformou em uma verdadeira praça de guerra, com os foliões totalmente transtornados que chegaram até mesmo a urinar e defecar dentro das dependências do Shopping.
A AMASCO já vinha alertando e solicitando a RIOTUR e a SEOP que um bloco desta magnitude não poderia desfilar em nosso bairro, como pode ser vista em trecho de carta abaixo que foi enviado ao Secretário de Ordem Pública em 09/02/2015.
Caro,
Capitão PM Leandro Matieli
Secretário Municipal de Ordem Pública
Primeiro, queremos parabenizar pela ótima organização nos dois primeiros desfiles de Blocos Carnavalescos realizados na Orla de São Conrado, que ocorreram de forma ordenada, dentro do possível, pois estão sendo monitorados pelas forças de segurança e ordem pública.
A Amasco gostaria de informar, que houve um pequeno princípio de disturbio nesses dois primeiros desfiles, que poderia ter colocado por água abaixo todo o belo trabalho realizado por essa competente Secretaria.
Após o desfile de ontem, do Chora me Liga, cujo público estimado foi de 25mil foliões, formaram-se filas enormes para uso dos sanitários instalados na Orla. Com isso alguns foliões afoitos vieram para frente do Fashion Mall e quase invadiram o quiosque de flores para urinarem, visto que o Shopping, preventivamente, não abriu suas portas em razão dos incidentes ocorridos no ano passado.
No intuito sempre colaborativo, a Amasco alerta e solicita possível reforço de todos as medidas implantadas por essa Secretaria para o próximo desfile do dia 14/02, que será o Bloco da Favorita, com público estimado em 35 mil foliões segundo planilha nos encaminhada pela Rio Tour, mas segundo notícias veiculadas na imprensa os responsáveis por esse bloco pretendem colocar número muito superior ao previsto. O que poderá acontecer?
Posto isso, e no intuito de prevenir e tentar evitar imprevistos desnecessários a ordem pública e a segurança dos foliões, moradores e transeuntes, é que solicitamos atenção redobrada dessa Secretaria.
Agradecemos mais uma vez a atenção e consideração dessa Secretaria com a Amasco e o Bairro de São Conrado.
Após todo o transtorno causado pelo Bloco da Favorita a AMASCO fez contato incessantemente com o Presidente da RIOTUR com a SEOP e até mesmo o Prefeito. Então em 2016 em resposta a inúmeras solicitações da AMASCO o Presidente da RIOTUR enviou um comunicado informando que o desfile do “Bloco da Favorita” não seria mais realizado em nosso bairro.
A partir desse incidente a AMASCO aprimorou e estreitou sua relação com a RIOTUR.
A AMASCO recebe as informações dos desfiles dos blocos sempre com antecedência.
Atenciosamente,
José Britz
Presidente