Esclarecimentos e posicionamento quanto a revitalização do Hotel Nacional
Temos acompanhado atentamente o assunto da reforma e reabertura do Hotel Nacional. Recentemente vimos surgir um movimento contrário a construção das torres residenciais planejadas para o complexo.
Consideramos legítimas todas as manifestações e posicionamentos, porém não concordamos que determinado grupo, a favor ou contra, se manifeste como “totalidade” ou mesmo “maioria” dos moradores.
A Associação dos Moradores e Amigos de São Conrado – AMASCO vem acompanhando diversas questões junto as autoridades, empreendedores e operador do Hotel. Cobramos sempre o integral cumprimento da Lei e dos códigos urbanos. Neste processo, houve alguns embates, sempre pautados pelo bom senso e por uma agenda positiva que acomode, principalmente, o interesse do bairro e da cidade como um todo.
Entendemos que a revitalização daquela área do bairro é um desejo antigo (esse sim de todos) tanto dos que eventualmente sejam a favor ou contra alguma particularidade da obra. Neste sentido, é muito importante não propagar informações incompletas ou mesmo distorcidas e que possam resultar numa interpretação parcial do que representa ter esta operação funcionando no nosso bairro.
A Cidade e o Bairro são organismos vivos e vão se modificando ao longo do tempo. Certamente diversas obras e seus percalços afetaram negativamente os cidadãos. Entretanto, o pior cenário está próximo do fim e teremos equipamentos que vão melhorar muito o dia a dia do bairro. Não podemos utilizar esses transtornos como desculpas para ter uma postura elitista e achar que ninguém mais tem direito de usufruir do nosso bairro.
A vida dos moradores e frequentadores de São Conrado também depende da saúde dos empreendimentos locais. Um bom exemplo é o comércio do bairro, que certamente será beneficiado. Questões como segurança, saúde pública, imagem e valorização imobiliária, tendem a melhorar com mais um interessado no sucesso do bairro (e um interessado de peso).
Apesar de qualquer eventual controvérsia, é muito bom ver nossos vizinhos começando a se mobilizar e endereçando questões que já vem sendo cobradas e trabalhadas pela Amasco. Alguns exemplos são a poluição da nossa praia; a ocupação irregular das áreas de proteção ambiental por uma especulação imobiliária clandestina e as diversas questões de mobilidade interna. Temas que vem sendo tratados e estão à espera da força da nossa população organizada engrossando a voz da sua Associação de Moradores!
A Diretoria