Prezados Moradores e Amigos,

Implantação da Rampa de Skates na orla da praia

A AMASCO vem publicamente parabenizar e agradecer ao Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ao Subprefeito, Flavio Vale, à administração do Hotel Nacional, à Sanca Sport Park e aos demais envolvidos pela construção de um verdadeiro Complexo Público em uma área pouco frequentada pelos moradores do Bairro. Esta Associação sente-se orgulhosa e gratificada por ter contribuído com esse importante projeto.

Detalhes do empreendimento podem ser apreciados em nosso site: com a apresentação institucional do Complexo Público a ser implantado na orla de São Conrado. Segue link: https://edcosendei.com.br/amasco-old/projeto-para-o-bairro-de-sao-conrado/

De fato, em 2013, a AMASCO levou às autoridades municipais um projeto de construção de um local apropriado para a prática de skate porque estava preocupada com os riscos aos quais os skatistas estavam sujeitos ao circularem entre os veículos em alta velocidade.

Com o empenho do então Presidente do Conselho de Moradores da AMASCO, Carlos Sposito, foram contatados alguns projetistas de rampas de skate que desenvolveram um projeto para São Conrado, para ser implantado sobre a laje da galeria de cintura existente na extremidade da praia, em frente ao Hotel Nacional. A galeria de cintura é o duto que conduz as águas servidas e pluviais de alguns canais do bairro para o costão da Niemeyer.

Várias reuniões foram realizadas com as autoridades municipais, que se mostraram favoráveis ao projeto. Entretanto, a Rio-Águas informou à época que, para construção dessa rampa, seria necessário adaptar o projeto da laje estaqueada que precisava ser executada sobre a galeria, que já tinha sido afetada pelas grandes ressacas que haviam ocorridas.

Apesar do nosso constante empenho, o projeto não saiu do papel. Nas Olímpiadas de 2020, a prática de skate voltou ao centro das atenções, graças à medalha de nossa “fadinha” Rayssa Leal, que fez história nas Olimpíadas do Japão. Em 2021, logo após esse evento esportivo, a AMASCO fez contato com a Subprefeitura e com a Rio-Urbe, onde se encontrava o Projeto (Processo nº 10/110.016/2013), para que ele pudesse ser aprovado e executado.

Por oportuno, informamos que o atual 1º Vice-Presidente da AMASCO, Túlio Simões, quando foi Vereador do Município do Rio de Janeiro, foi o autor da Lei Municipal nº 1385/89, que determina a criação de pisas de skate em praças públicas e áreas de lazer do município.

https://www.facebook.com/636207953074779/posts/pfbid08P5cLvFnAKcsmQZJ97wWnW6BLm9FbFpHsFHogHvsTuvczBbBQTipcoLr6TYEwdikl/?d=n