RETROSPECTIVA
Conquistas da Amasco em 2015

Súmula
1 – Ações e as consequentes melhorias obtidas no Policiamento do Bairro.
2 – Ações e melhorias na atuação da SEOP.
3 – Obras de Saneamento do Bairro para melhorar a qualidade de água do mar na Praia.
4 – Criação do projeto de instalação de uma pista de Skate sobre o Deck da Praia.
5 – Novo acesso a Estação do Metrô.
6 – Encontros dos moradores afetados pelas obras com os construtores, e o poder público.
7 – Monitoramento das intervenções para obras no bairro.
8 – Restauração da segurança para as crianças e responsáveis no trajeto casa – escola.
9 – Realização da limpeza das galerias de águas pluviais e manutenção dos bueiros.
10 – Retomada das obras de recuperação do Hotel Nacional.
11 – Derrubada de algumas construções ilegais em áreas de proteção ambiental.
12 – Seconserva restaurou o interior da galeria de passagem de pedestres sob a autoestrada.
13 – Redução do caos após o fechamento da passagem sob o Hotel Nacional.
14 – Seconserva conteve talude da Rua General Olímpio Mourão Filho.
15 – Novo containers de lixo e papeleiras na Estrada da Canoa e na Vila Canoas.
16 – Operadores de trânsito habilitados para disciplinar o fluxo de veículos.
17 – Entendimentos com a Riotur para evitar desordens pela passagem dos Blocos Carnavalescos.
18 – Hotel Nacional comprometeu-se em não dificultar a passagem de veículos sob a sua marquise.
19 – Terminal rodoviário da Aquarela, a Amasco ingressou na justiça contra a Prefeitura.
20 – Vila Verde: a Amasco fez um mapa do crescimento da degradação ambiental e o encaminhou às autoridades públicas.
21 – Matinha: moradores conseguiram liminar na justiça proibindo a demolição pela Prefeitura.
22 – A Amasco participou da escolha das mais de 150 mudas das árvores nativas como compensação ambiental pela obra do Novo Túnel do Joá.

1 – Policiamento: foi colocado um policial motorizado, circulando, a partir de 30/07/2015. A Amasco fez um mapeamento dos locais com mais incidências e entregou ao Comandante do 23º BPM. As Patrulhas permanecem por alguns minutos em pontos estratégicos e depois prosseguem a ronda. Em julho de 2015, a Amasco convidou todos os moradores do bairro para uma reunião sobre Segurança Pública no Bairro de São Conrado, realizada no Hotel Royal Tulip. No evento houve uma palestra com os Titulares da 15ª DP e da 11ª DP, e com o Comandante do 23º BPM. Na oportunidade, as autoridades comprometeram-se a intensificar os trabalhos pela melhoria de segurança no bairro.

2 – SEOP: A pedido da Amasco foram realizadas várias operações pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, no combate ao comércio ambulante e aos estacionamentos irregulares de ônibus, vans e veículos.

3 – Saneamento: Monitoramento e acompanhamento da execução das novas obras de Saneamento do Bairro. Contatos com os responsáveis pela execução das obras da Estação Elevatória de Esgoto da Cedae, prevista para terminar em julho de 2016.

4 – Pista de Skate: A Amasco é responsável pela criação do projeto de instalação de uma pista de skate sobre a laje estaqueada no deck, no início da praia de São Conrado. O projeto, concebido gratuitamente por dois arquitetos contatados pela Amasco, já foi encaminhado às autoridades públicas para efeito de aprovação. É forte a chance de se obter patrocínio para esse investimento.

5 – Novo acesso a Estação do Metrô: Em decorrência da solicitação da Amasco, foi construído um terceiro acesso à Estação do Metrô de São Conrado, e instalado na confluência do lado ímpar da Estrada da Gávea com a Av. Aquarela do Brasil. Não estava previsto originalmente e foi viabilizado com a cessão do terreno pela incorporadora João Fortes Engenharia.

6 – Encontros de moradores afetados pelas obras em execução no bairro com os seus construtores e com o poder público: Os principais assuntos tratados nessas reuniões foram: barulho provocado por maquinas operadoras, interdição de ruas, alterações no trânsito e necessidade de melhoria das sinalizações.

7 – Monitoramento das obras em execução no bairro: Com o monitoramento permanente das obras em execução no bairro, e graças ao alinhamento de ações da Amasco com os responsáveis dessas obras, na maioria das intercorrências é encontrada uma solução.

8 – Quebra-molas: Foram restauradas as condições de segurança para as crianças e para os responsáveis no trajeto a pé de casa a escola. Após o reasfaltamento das vias, e em função das insistentes solicitações da Amasco, os quebra-molas da Estrada da Gávea e da Estrada do Joá foram reinstalados. A alegação para retirada desses equipamentos urbanos foi não prejudicar o percurso de provas ciclísticas pré-olímpicas pelo bairro, mas a restauração acabou ocorrendo antes do evento como resultado da ação junto às autoridades.

9 – Limpeza das galerias de águas pluviais: depois de muitos anos, e por solicitação da Amasco, foi realizada a manutenção dos bueiros e a limpeza das galerias de águas pluviais.

10 – Retomada das obras de recuperação do Hotel Nacional: A Amasco fez gestões junto a Prefeitura para que ajudasse de alguma forma para que o prédio do Hotel fosse reativado evitando assim possíveis futuras invasões ou até mesmo uma demolição em razão da degradação que poderia acarretar a inutilização dessa majestosa construção e patrimônio do Bairro e da Cidade. A Amasco tem feito monitoramento constante das obras de recuperação.

11 – Construções ilegais em áreas de proteção ambiental: foram demolidas algumas moradias irregulares, após gestões feitas pela Amasco junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a VI RA de São Conrado e Vila Canoa, da XXIV RA da Rocinha, da Subprefeitura Zona Sul, e da SEOP.

12 – Passagem de pedestres sob a autoestrada Lagoa Barra: a Secretaria Municipal de Conservação restaurou, a pedido da Amasco, a iluminação interior, as paredes e tetos que se encontravam deteriorados, com perigo de causar acidentes aos usuários.

13 – Desfazer o nó no trânsito: No primeiro dia útil seguinte ao fechamento da passagem sob o Hotel Nacional, que ocorreu em um fim de semana, a Amasco obteve sucesso em suas gestões junto à CET-Rio para reabertura da passagem a partir do final da Niemeyer para acesso à Aquarela do Brasil.

14 – Contenção no talude da Rua Gen. Olímpio Mourão Filho: a pedido da Amasco, a Secretaria Municipal de Conservação promoveu a contenção do talude, para impedir a descida de terra e evitar o entupimento dos bueiros daquela rua.

15 – Novos containers de lixo no chão e novas papeleiras nos postes: a Comlurb instalou esses equipamentos para permitir a manutenção da limpeza na Estrada da Canoa e na Vila Canoas, respectivamente. A Comlurb também substituiu, a pedido da Amasco, inúmeras papeleiras na Estrada da Gávea e em outros logradouros do bairro.

16 – Cooperação de operadores de trânsito habilitados para escoar o fluxo: no entroncamento da Estrada da Gávea com a Niemeyer, Aquarela e Gen. Olímpio Mourão, a Amasco obteve e mantém, com suporte do Consórcio Construtor Rio Barra e da CET-Rio, operadores de trânsito habilitados em disciplinar e orientar o fluxo de veículos.

17 – Riotur no Carnaval: entendimentos prévios em 2015 com a Riotur evitaram a repetição este ano das desordens provocadas pela passagem dos Blocos Carnavalescos, que desfilam na orla da praia.

18 – Hotel Nacional: em razão de entendimentos prévios o hotel comprometeu-se em não colocar óbices e dificuldades na futura liberação da passagem de veículos sob a sua marquise, logo após a conclusão da reforma da laje, da ampliação da garagem subterrânea e da reabertura das duas pistas sob a marquise do Hotel.

19 – Terminal rodoviário da Av. Aquarela do Brasil: A Amasco ingressou na justiça contra a Prefeitura, mas ainda não obteve sucesso, face à absurda instalação pela Prefeitura de cinco novos terminais de linhas de ônibus na Av. Aquarela do Brasil, que causou degradação devida ao barulho, sem trégua, dos veículos e dos rodoviários, dia, noite e madrugada. O processo continua em andamento.

20 – Favela Vila Verde, na Rocinha: a Vila Verde foi uma das áreas de desmatamento ilegal que invadiu a Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE de São Conrado, área ambiental protegida pela lei Municipal de 3.693, de 04/12/2003. Por insistência da Amasco junto aos poderes constituídos, ocorreram algumas demolições e embargos. A Amasco, fez um mapa do crescimento da degradação ambiental, com dados e fotografias, e o encaminhou às autoridades públicas.

21 – Favela da Matinha: Desde o seu surgimento nos anos 90, a favela da Matinha é denunciada às autoridades públicas e teve a sua expansão estancada em razão da incursão da Amasco ao Ministério Público. Em consequência desta ação, a Prefeitura relacionou várias habitações ilegais e que deveriam ser demolidas. Mas os moradores em situação ilegal e posição perigosa frente aos riscos de queda de rochas por falta de contenção, conseguiram liminar na justiça, proibindo que a Prefeitura efetuasse as demolições. O processo continua parado na Prefeitura, a qual é que teria que contestar a liminar. Porém esse passo ainda não foi dado. A Matinha fica nos fundos do prédio do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare e do Complexo Esportivo da Rocinha.

22 – Novo Elevado do Joá: A Amasco participou da negociação com a prefeitura e a com a Construtora do Novo Elevado do Joá para a escolha das árvores nativas e a indicação dos locais onde plantar as mais de 150 mudas, contrapartida como compensação ambiental pela obra realizada.