O advogado Raphael Schettino Duarte fala aos moradores de São Conrado sobre a relação do IPTU com a Avenida Niemeyer. Clique e assista a entrevista:
Conforme mostrado em nosso último informativo, 2019 foi um ano de muito trabalho para a AMASCO. E 2020 não será diferente.

Já iniciamos o ano com o lançamento do projeto Comunidade Cidade. O programa do Governo do Estado vai levar obras de reordenamento urbano, saneamento (água, esgoto e drenagem) e infraestrutura com construção de unidades habitacionais, mobilidade urbana e políticas sociais a diversas regiões do estado, iniciando pela nossa vizinha Rocinha. A Amasco tem participado ativamente das discussões de implementação do programa e, em breve, irá convocar uma reunião para apresentar aos moradores do bairro os principais pontos do projeto.

Além disso, nossa Associação segue cobrando ações da Prefeitura e da Rio Águas para que sejam concluídas as obras da galeria de cintura de São Conrado, bem como melhorias na microdrenagem do bairro.

Outro assunto que segue em pauta é a Avenida Niemeyer. A Prefeitura não concluiu as obras necessárias para a reabertura da via e a AMASCO segue cobrando ações e prazos das autoridades.

Em 2020, a AMASCO segue firme no seu propósito de ser uma Associação de Moradores ativa e participativa, estando atenta aos principais problemas do bairro de São Conrado. Mas não atuamos de forma individual. Nosso bairro precisa da participação maciça dos seus moradores. Precisamos aumentar nossa capacidade de pressão junto aos agentes públicos e é através da articulação da comunidade que ganhamos força política.

Participe você também, ajude o seu bairro a ser ouvido!

Curta nossa fan page no Facebook https://www.facebook.com/AmascoSC/ e no Instagram: https://www.instagram.com/amigosdesaoconrado/ . Fique ligado na nossa programação e participe de nossas reuniões e encontros.

Nosso WhatsApp também está à disposição para dúvidas e sugestões: (21) 97591-6264.

José Britz

Presidente

Associação de Moradores e Amigos de São Conrado

AMASCO cobra conclusão das obras de drenagem do bairro
Bimensalmente, a diretoria da AMASCO se reúne com representantes da Rio Águas, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, da Superintendência da Zona Sul e com o Promotor de Justiça, Felipe Pires Cuesta, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente da Capital. O objetivo desses encontros é cobrar dos respectivos setores a conclusão das obras de micro e macro drenagem na região que abrange as ruas Alvaro Niemeyer, Julieta Niemeyer Iposeira e Estrada do Joá.

Na reunião realizada em novembro, o representante da Rio Águas se comprometeu a finalizar, ainda em 2019, as obras de microdrenagem no bairro. Entretanto, as intervenções não foram realizadas.

No encontro realizado no dia 14 de janeiro de 2020, os representantes da Rio-Águas e da Secretaria de Habitação deram novo prazo para conclusão das obras: fevereiro/2020.

A próxima reunião será realizada no mês de março, em data a ser definida, quando serão apresentados os resultados das obras realizadas.

A AMASCO permanece atenta e pressionando os órgãos competentes a finalizarem as obras para que nosso bairro não sofra novamente com enchentes e alagamentos decorrentes das chuvas dos próximos meses.

AMASCO e Hotéis Rio pela reabertura da Avenida Niemeyer
No dia 15 de janeiro, em uma parceria da AMASCO com o Hotéis Rio (Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro) foi realizado um café da manhã junto à cancela de fechamento da Avenida Niemeyer, em São Conrado, para chamar a atenção da mídia e marcar publicamente o pedido de reabertura da Avenida Niemeyer. Conseguimos com sucesso que veículos como TV Globo, Record, Band, SBT, CBN, Bandnews FM e Agência Brasil comparecessem ao evento e repercutissem nossa demanda. Foram mais de 60 inserções nos principais veículos da cidade.

A AMASCO agradece a todos os moradores e amigos do bairro de São Conrado e os jornalistas que estiveram conosco na ocasião, assim como ao Hotel Nacional, que forneceu o café da manhã. Acreditamos que somente pressionando os poderes públicos vamos conseguir uma solução para a liberação da via, interditada pelo Ministério Público desde 28 de maio de 2019. Lembramos que queremos que isso aconteça COM SEGURANÇA, mas acreditamos que não podemos deixar o assunto cair no esquecimento.

Queremos providências urgentes dos órgãos públicos para que possamos ter de volta esta importante via de acesso em uma área estratégica para turistas e moradores do Rio de Janeiro. Lembramos que por vontade política o viaduto Graça Couto passou 16 anos fechado e foi reaberto por pressão de entidades como a AMASCO. Não podemos permitir que o mesmo aconteça com a Avenida Niemeyer.

Blocos de Carnaval em São Conrado
Em 2015, foi realizado o último desfile do Bloco da Favorita no bairro de São Conrado. O shopping Fashion Mall se transformou em uma verdadeira praça de guerra, com os foliões que chegaram até mesmo a urinar e defecar dentro de suas dependências. A AMASCO já vinha alertando e solicitando aos órgãos competentes que um bloco dessa magnitude não poderia desfilar em nosso bairro.

Após todo o transtorno causado, nossa Associação atuou incansavelmente junto à Riotur, a Seop e até mesmo a Prefeitura. Então, em 2016, em resposta às nossas inúmeras solicitações, o presidente da Riotur enviou um comunicado informando que o desfile do “Bloco da Favorita” não seria mais realizado em São Conrado.

Desde então temos estreitado o relacionamento com os referido órgãos e lutado para que outros blocos carnavalescos e demais eventos ao ar livre com grandes aglomerações não fossem realizados em São Conrado e, quando inevitável, recebemos as informações dos desfiles com antecedência e repassamos aos moradores do bairro.

No último dia 1º o bloco “Chame Gente” desfilou em nossa orla. Conforme prometido pela RIOTUR, os canteiros da Avenida Prefeito Mendes de Moraes foram cercados e não tivemos maiores transtornos em nosso bairro.

No sábado de carnaval, dia 22 de fevereiro, o Bloco Primeiro Amor vai desfilar na Praia de São Conrado, na extensão do muro do Gávea Golf Clube, com início às 9h e término às 15h.

No domingo de carnaval, dia 23 de fevereiro, o bloco Coração das Crianças desfila na Rocinha a partir das 18h e o Bloco Cultural Ai que vergonha sai na orla de São Conrado a partir das 16h.

Encerrando os dias de folia, o bloco Chifroroso da Rocinha desfila na comunidade, na terça-feira, dia 25 de fevereiro, a partir das 19h.

A AMASCO espera que os foliões aproveitem os blocos com educação e responsabilidade e cuidem do nosso bairro com o mesmo carinho com o qual nos dedicamos a ele nos 365 dias do ano.

Associação de Moradores e Amigos de São Conrado
Estr. da Gávea, 899 – São Conrado, Rio de Janeiro
Brazil