Caros Moradores,
Segue abaixo, esclarecimentos do Hotel Nacional, através de sua Assessoria de Imprensa, em razão de manifesto e reportagens na midia sobre obras de revitalização que estão sendo e, que poderão ser realizadas no Hotel.
A Diretoria
“De acordo com o Manifesto do Grupo SOS São Conrado, os empreendedores esclarecem os pontos referentes à revitalização do Hotel Nacional:
1) Contra o destombamento do Hotel Nacional.
Os empreendedores esclarecem que o projeto de recuperação e revitalização do Hotel Nacional tem o acompanhamento constante do IRPH — Instituto de Rio Patrimônio da Humanidade, da Prefeitura do Rio de Janeiro — órgão responsável pelo tombamento da edificação. Aproveita a oportunidade para esclarecer que, ao contrário do exposto pela SOS São Conrado, não há solicitação de nenhum processo de destombamento tampouco a intenção de fazê-lo futuramente. Os investidores reconhecem a importância do projeto de Oscar Niemeyer e do hotel como marco turístico e ícone da cidade. Por fim, ressaltam que tanto defendem a permanência que fizeram por vontade própria um alto investimento para reaver e restaurar todas as obras de arte originais do hotel, perdidas e leiloadas após o seu fechamento.
2) Contra a construção de duas torres residenciais sobre o Centro de Convenções
O grupo esclarece que o projeto de construção do residencial está em processo de aprovação junto aos órgãos competentes e que o mesmo será apresentação oportunamente, quando e se aprovado. De qualquer forma, aproveita a oportunidade para esclarecer que, independente de aprovação, o projeto atende a legislação vigente do bairro. Mesmo sabendo que qualquer obra traz transtornos, é importante avaliar os benefícios e as melhorias de infraestrutura do bairro e o fim do clima de insegurança dos que convivem há 25 anos com um “esqueleto” abandonado. Aproveita para levantar essa reflexão aos que prezam pelo desenvolvimento, segurança e investimentos no bairro de São Conrado. Atualmente, a obra emprega 1,2 mil de profissionais, sendo a maioria do bairro e, após a inauguração, serão criados inicialmente cerca de 400 postos de trabalho diretos.
3) Contra o fechamento do trecho da AV. Almirante Álvaro Alberto sob o Hotel Nacional e contra a abertura irregular de nova rua em substituição ao fechamento do trecho da da AV. Almirante Álvaro Alberto
Os empreendedores entregarão no dia 25/07 para a CET-Rio (órgão responsável pela abertura e fechamento de novas vias na cidade) um novo acesso para quem vem pela Praia de São Conrado ou pela Av. Niemeyer com o propósito de entrar no bairro de São Conrado ou seguir para a Barra da Tijuca. A ponte está localizada 40 metros à frente da entrada principal do Hotel Nacional, que é de propriedade dos empreendedores e foi usada de forma irregular pelos motoristas durante décadas. A ponte terá duas faixas de rolamento e sentido único, ligando a Avenida Niemeyer à av. Aquarela do Brasil. Serão 12,30 m de comprimento e 13 m de largura. O projeto foi aprovado pela prefeitura do Rio de Janeiro em 09 de março de 2016, as obras começaram em 09 de junho e a previsão de entrega está prevista para o dia 25/07.”
Assessoria de Imprensa:
Approach Comunicação Integrada