A Secretaria Municipal de Obras deve executar importantes obras viárias nos próximos meses no bairro de São Conrado.
O trânsito em nosso bairro fica congestionado em diversas horas do dia, comprometendo a qualidade de vida dos moradores do bairro. A Amasco tem atuado junto aos órgãos competentes da prefeitura para reduzir alguns pontos de congestionamento, aumentar a segurança e melhorar o escoamento de veículos e pedestres. Alguns êxitos obtidos com relação à segurança são a lombada eletrônica na Avenida Niemeyer, próximo ao Hotel Nacional; as lombadas instaladas no lado par da Estrada da Gávea, para redução da velocidade do tráfego e a consequente diminuição da atratividade desta via de tráfego local como opção de fuga do fluxo da autoestrada; a lombada eletrônica na Estrada da Canoa; as passarelas elevadas (speed table) para travessias de pedestres e redutores de velocidade na Estrada da Joá; e a melhoria da iluminação da passagem sob a autoestrada Lagoa Barra.
O Secretário Municipal de Obras informou à Amasco que importantes obras viárias para melhoria do tráfego estão programadas para serem iniciadas nos próximos meses. Quando prontas essas obras irão melhorar o escoamento de veículos pelo bairro e, consequentemente, a condição de vida dos moradores.
A obra mais importante é a construção da terceira pista de interligação São Conrado – Barra da Tijuca. Essa obra será composta de uma faixa de rolamento e de um acostamento. Em São Conrado, ela começa no trecho final da autoestrada, na pista sentido São Conrado à Barra. A pista será alargada, o morro será desbastado e o extenso muro de contenção será deslocado. Também serão construídos dois túneis, paralelos aos túneis de São Conrado e do Joá, e um novo elevado será construído entre o atual e a montanha. O fluxo de veículos por essa terceira pista será reversível, conforme o horário. A prefeitura não prevê a necessidade de desapropriações. O início da obra está previsto para o segundo semestre deste ano.
Outra obra é uma antiga solicitação da Amasco: uma pista de aceleração para quem vem da Barra ou do final da praia de São Conrado e faz o retorno na autoestrada em frente ao posto Shell. Essa solução vai melhorar a segurança e reduzir o desconforto e o tempo de espera para se fazer esse retorno. A obra será incluída no contrato de fornecimento da terceira pista, acima mencionado.
Outra obra importante e urgente, e que já está em andamento, é a recuperação e reforço dos pilares do elevado do Joá.
Por último, informamos a construção de uma ciclovia que interligará São Conrado ao Leblon. A ciclovia será construída suspensa sobre o costão da Avenida Niemeyer, sob a qual irão passar duas novas tubulações de recalque do esgoto bombeado de São Conrado ao Leblon. Essa obra será licitada em 2013, com previsão de início para 2014.
José Britz
Presidente
BOLETIM 004 – 25/03/2013