Prezados Moradores e Amigos de São Conrado,

 

 

A Diretoria AMASCO  se reuniu ontem  com a Dra. Ruth Juberg e o Dr. Maurício Ferreira, gestores do programa “Comunidade Cidade” que será implantado na Rocinha e manifestou apoio total ao saneamento do bairro da Rocinha. Ao mesmo tempo, a AMASCO foi veementemente contra a ocupação da área de São Conrado onde localiza-se o prédio da Boate Emoções e o prédio das empresas Oi e LIGHT.

 

Limites da Rocinha e São Conrado.

 

Vários questionamentos foram feitos e a AMASCO esclareceu que, se o Estado insistir em reformular a urbanização da Rocinha ocupando áreas de São Conrado, a solução será a judicialização da causa, uma vez que a grande maioria dos moradores é contra essa ocupação de áreas do bairro para tal fim.

 

Os técnicos esclareceram que todos os prédios previsto no Projeto seriam dentro dos limites da Rocinha, com exceção daquele conjunto previsto para os referidos terrenos. Disseram que o terreno da boate Emoções e o da Oi/Light seriam desapropriados por decreto para tal fim, pois não haveria como fazer o saneamento sem as remoções. Informaram, ainda,  que o saneamento teria início ainda  esta semana, pois o Estado já contava com  800 milhões  em caixa, e que  poucas remoções seriam feitas este ano, mas sim em 2021 e 22.

Afirmaram, por fim,  que as famílias que invadiram além  dos limites (marcos estabelecidos) da Comunidade  (como as casas da Vila Verde, por exemplo, seriam removidas e os locais reflorestados.

 

Para evitar a imediata judicialização da causa, a AMASCO sugeriu, alternativamente, que os novos prédios projetados para abrigar parte dos moradores removidos dos locais onde serão realizadas as obras de saneamento e urbanização, sejam construídos atrás do Complexo Esportivo da Rocinha e no espaço que hoje ocupa a Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha (terrenos já ocupados hoje pela Comunidade). O prédio da Boate Emoções abrigaria a nova sede do Acadêmicos da Rocinha com tratamento acústico adequado e moderno projeto de segurança contra incêndio, pânico e escoamento. A UPA, atualmente localizada na curva do “S” na Rocinha, poderia ser transferida para local onde hoje está localizado o prédio da Oi/ LIGHT. Este local seria estratégico, pois a UPA atenderia tanto a população da Rocinha como a população de São Conrado.

A proposta foi muito bem recebida pelos técnicos do Estado e será objeto de estudo.

Assim que a AMASCO receber o novo projeto enviará aos moradores para ciência, consulta e pesquisa de opinião, e tomará a medida determinada pela maioria de seus associados e moradores do bairro.

 

A DIRETORIA